O Ministro das Relações Exteriores, S Jaishankar, manteve sábado um encontro bilateral com Carlos Pinto Pereira, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau. Os dois chanceleres reuniram-se em Nova Iorque à margem da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU (AGNU).
Carlos Pinto Pereira, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, disse que espera que a Índia abra uma porta para a Guiné-Bissau comprar algum arroz da Índia no futuro. O Ministro das Relações Exteriores, S Jaishankar, manteve sábado um encontro bilateral com Carlos Pinto Pereira, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau.
Os dois chanceleres reuniram-se em Nova Iorque à margem da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU (AGNU). “Também discutimos a proibição relacionada decidida pelo governo da Índia com o arroz e esperamos que a Índia abra uma porta para a Guiné-Bissau comprar algum arroz da Índia neste futuro próximo”, disse Pereira.
Os dois ministros discutiram relações bilaterais e algumas questões multilaterais. O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné destacou ainda a participação da Índia nos BRICS realizada na África do Sul.
"Esperamos que com os BRICS as questões financeiras sejam tratadas de forma diferente no futuro, com um apoio mais eficaz aos países em desenvolvimento... Falamos também sobre a nossa cooperação bilateral", acrescentou. Ressaltando que a Índia é um dos mercados mais importantes para o caju da Guiné-Bissau, disse: “Também queremos ter investimento direto da Índia na Guiné-Bissau, a fim de transformar o caju na Guiné-Bissau”.
Espero que tenhamos alguns resultados positivos no futuro, acrescentou. Além disso, Pereira sublinhou que nós (Guiné-Bissau) esperamos reforçar a nossa relação com a Índia.
Antes de se reunir com Pereira, Jaishankar manteve reuniões bilaterais com os seus homólogos do Egipto, Uganda e Chipre. O primeiro dia da visita de Jaishankar foi movimentado, cheio de compromissos com seus homólogos de vários países, à margem da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Jaishankar lidera a delegação indiana numa visita de uma semana a Nova Iorque, onde discursará na Assembleia Geral das Nações Unidas. Jaishankar está programado para discursar em uma sessão de alto nível da 78ª AGNU em 26 de setembro, de acordo com uma declaração oficial do Ministério das Relações Exteriores. (ANI)