quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CNE publica posicionamento no boletim de voto

FONTE: RFI

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau realizou esta terça-feira, na sua sede, em Bissau, dois sorteios para o posicionamento no boletim de voto dos partidos e da coligação que concorrem às eleições legislativas e também dos candidatos presidenciais.

No sorteio para os candidatos às eleições presidenciais, José Mário Vaz, antigo chefe de Estado guineense, o primeiro a cumprir integralmente o seu mandato, consta na primeira posição no boletim de voto e o Presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló na décima primeira.


Os nomes como Fernando Dias da Costa, candidato independente, o Presidente de uma das alas da Direcção do PRS consta na quarta posição, João Bernardo Vieira dissidente do PAIGC na posição número sete, Bacido Djá, antigo Primeiro-ministro figura na décima posição e no décimo segundo lugar está outro independente, Siga Baista, ex-deputado do PRS e que constava da lista dos Deputados da Coligação PAI "Terra Ranka".


Nas restantes posições no beletim de voto dos canditdaos às eleições presidenciais de 23 de Novembro, constam nomes menos conhecidos da política guineense.


No que refere ao boletim de voto para as eleições legislativas, a única Coligação nesta corrida de 23 de Novembro, a Plataforma Republicana "Nô Kumpu Guiné" que apoia a candidatura de Umaro Sissoco Embaló figura na posição número 9, partidos como FREPASNA de Baciro Djá na posição número 2, o PUSD consta no lugar número 1 e a histórica formação política FLING figura na oitava posição no boletim.


Fora do sorteio e, por inerência, dos boletins de voto tanto nas legislativas como nas presidenciais, ficaram a Coligações API "Cabaz Garandi" e o PAI "Terra Ranka" e o seu candidato às presidenciais, Domingos Simões Pereira. E isto por terem sido excluídos pelo Supremo Tribunal de Justiça.


Estes sorteios acontecem no dia em que, as duas Coligações PAI "Terra Ranka" e API "Cabaz Garandi" subscreveram uma carta aberta dirigidas aos Juízes Conselheiros da corte suprema da justiça guineense, onde a acusam de agir de má-fé e de cumprir a agenda política de alguém.


Num longo texto, o PAI "Terra Ranka" e a API "Cabaz Garandi" acusaram o Supremo Tribunal de Justiça de adoptar uma atitude de denegação de justiça e um tratamento discriminatório.


Antes dos sorteios, a CNE conferiu posse aos membros não permanentes daquela instituição e que são mandatários dos partidos, da coligação eleitoral e dos candidatos às presidencais do escrutínio de novembro próximo.


Na cerimónia foi visivel a ausência dos mandatários do candidato independente Siga Batista e do Partido da Liberdade Social. Ao todo são doze candidatos a disputarem as presidenciais. Enquanto para as eleições legislativas concorrem treze partidos políticos e uma coligação eleitoral, ambos os escrutínios decorrem a 23 de novembro na Guiné-Bissau.

𝐋𝐆𝐃𝐇 𝐫𝐞ú𝐧𝐞-𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐨𝐬 𝐄𝐦𝐛𝐚𝐢𝐱𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐁é𝐥𝐠𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐝𝐚 𝐒𝐮íç𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫ç𝐚𝐫 𝐚 𝐜𝐨𝐨𝐩𝐞𝐫𝐚çã𝐨 𝐧𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨çã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨𝐬 𝐡𝐮𝐦𝐚𝐧𝐨𝐬

A Direção Nacional da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) realizou, hoje dia 22 de outubro, um encontro de trabalho com a nova Embaixadora do Reino da Bélgica na Guiné-Bissau, Sra. Hélène de Bock, acompanhada pelo Cônsul Honorário da Bélgica, Sr. Fernando Flamengo. A reunião decorreu na Casa dos Direitos, em Bissau.

O encontro teve como principal objetivo abordar o atual contexto pré-eleitoral da Guiné-Bissau, a situação dos direitos humanos no país e as perspetivas de futuras parcerias destinadas a apoiar ações de promoção da dignidade da pessoa humana, da paz e da consolidação do Estado de Direito.

Durante a reunião, o Presidente da LGDH, Sr. Bubacar Turé, apresentou uma análise detalhada sobre a evolução dos direitos humanos no país nos últimos anos, destacando os desafios persistentes e os retrocessos registados em várias áreas.

Ainda no mesmo âmbito, a Direção da LGDH reuniu-se com o novo Embaixador da Suíça acreditado na Guiné-Bissau, com residência em Dakar, Senegal.

Neste encontro, foram igualmente abordadas as questões relacionadas com a situação política e social da Guiné-Bissau, bem como as ações que a LGDH tem vindo a desenvolver em prol da promoção e proteção dos direitos humanos, da defesa dos valores democráticos, da igualdade de género e da prevenção da radicalização e do extremismo violento.

A LGDH reafirma, assim, o seu compromisso em fortalecer a cooperação com os parceiros internacionais, no sentido de promover uma cultura de paz, justiça e respeito pelos direitos fundamentais na Guiné-Bissau. LGDH

PRIMEIRO-MINISTRO REUNIDO COM A CHEVRON-TEXACO E A PETROGUIN



O Primeiro-Ministro Braima Camará recebeu hoje, em audiência conjunta, representantes das empresas Chevron e Petroquímica, num encontro que teve como objetivo a apresentação oficial de uma das maiores companhias petrolíferas do mundo, a Chevron, que manifestou um forte interesse em realizar pesquisas sobre a existência de petróleo em alguns blocos recentemente consignados e aprovados pelo Conselho de Ministros.


Recorde-se que a Chevron é uma das raras companhias petrolíferas globais com comprovada capacidade técnica e financeira para efetuar prospeções em águas profundas. O Governo da Guiné-Bissau e todos os guineenses aguardam com fundadas expectativas que esta nova etapa possa conduzir, finalmente, à descoberta de petróleo no território nacional.


Uma eventual descoberta e exploração de petróleo pela Chevron representaria um marco histórico para a Guiné-Bissau, com potencial para transformar profundamente a economia nacional, gerar milhares de empregos diretos e indiretos, fortalecer as receitas do Estado e consolidar a soberania energética do país. O Executivo reafirma, neste contexto, o seu compromisso com a transparência, a boa governação e a defesa dos interesses estratégicos do povo guineense.

PRIMEIRO-MINISTRO ASSISTIU À APRESENTAÇÃO DO PROJECTO DO PORTO DE PIKIL, BIOMBO


O  Primeiro-Ministro, Braima Camará, presidiu à sessão de apresentação do Projeto do futuro Porto Novo de Biombo, cujos estudos de concepção, construção e exploração foram desenvolvidos pela empresa GS Holding.

               Declarações de Santiago Hanna, Administrador do Grupo Santy na Guiné-Bissau:


Acompanharam o Primeiro-Ministro nesta importante sessão os Ministros da Economia, da Presidência do Conselho de Ministros, das Finanças, do Ambiente, das Obras Públicas e da Administração Territorial, bem como técnicos e representantes dos ministérios diretamente envolvidos no referido projeto.


Na abertura da sessão, o Senhor Primeiro-Ministro deu as boas-vindas à equipa da GS Holding, agradecendo igualmente a presença dos membros do Governo e dos técnicos nacionais. Em seguida, enalteceu a importância estratégica da construção do futuro Porto de Biombo, sublinhando que se trata de uma das grandes prioridades definidas pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças de Defesa e Segurança, General Úmaro Sissoco Embaló.

O Chefe do Governo, Braima Camará, destacou que o Executivo deve avançar com pragmatismo e rigor, afirmando:

Queremos andar depressa e bem, para não falharmos — sobretudo porque esta importante obra será o motor de arranque que irá desbloquear o potencial de uma região com grandes capacidades de desenvolvimento e com reflexos diretos no crescimento económico, financeiro e social da Região de Biombo.

O Primeiro-Ministro informou ainda que o projeto do Porto Novo de Biombo foi elevado à categoria de prioridade nacional por orientação do Chefe de Estado, sublinhando que a sua execução será integralmente suportada por recursos financeiros nacionais.

Durante a sessão, alguns dos Ministros e técnicos presentes colocaram questões relacionadas com as fases de concepção, construção e exploração do porto, projetado para ser edificado na zona de Embaló Pikil, Biombo.

Em resposta,  Braima Camará reiterou que "o Governo exigirá o cumprimento rigoroso de todas as normas legais, ambientais e técnicas, apelando aos técnicos dos ministérios envolvidos para que analisem cuidadosamente todos os detalhes inerentes à obra, que deverá substituir o atual Porto de Bissau, o qual, como referiu, “sofre dos efeitos do assoreamento e da acumulação de lamas provocadas pelas correntes marítimas provenientes da foz do Rio Corubal.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

CERIMÓNIAS - FALECIMENTO DO COMBATENTE CARLOS CABRAL

 


Seja um Vencedor. Aposta e Ganha

Jogue Online em 👉 BWinners

Jogue e ganhe com o Bwinners, têm muitos jogos online e são realizadas mais promoções semanalmente



💰? 15.000.000 Fcfa MEGA JACKPOT 💰!   Teste suas habilidades prevendo os resultados de 14 emocionantes jogos de futebol 👉 AQUI. Não perca esta oportunidade fantástica — aproveite agora! Prepare-se para uma chance de desfrutar de uma riqueza de 💰

AGORA, DEPÓSITOS RÁPIDOS E FÁCEIS COM ORANGE MONEY:

CNE publica posicionamento no boletim de voto

FONTE: RFI A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau realizou esta terça-feira, na sua sede, em Bissau, dois sorteios para o posicio...